Viseu comemora o 94º Círio de Nazaré

Ontem, domingo, 15 de novembro, os católicos de Viseu, realizaram o 94º Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Milhares de fiéis, participaram da romaria que completou 94 anos de tradição.
Segundo o Padre Lucivaldo Brito, pároco local, a festa em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, teve início em 1921, quando um pescador que à deriva no mar, fez a promessa de que se encontrasse o caminho de casa e fosse salvo daquela situação, iria realizar uma grande festa em homenagem a santa. Como foi salvo por milagre, iniciou, assim que chegou na sede do município a festa de Nazaré com a romaria. Desta forma, há 94 anos, o círio acontece pelas ruas da cidade. Uma grande programação foi organizada. Desde o dia 21 de outubro, deu-se início as peregrinações por todas as comunidades da paróquia e órgãos públicos. Na sexta feira, 13, aconteceu o XVI Círio Fluvial, que saiu da comunidade ribeirinha de Sumaúma, na chegada a cidade a imagem seguiu para localidade da Chapada e as 16 horas a grande carreata em homenagem à santa, saindo da localidade da Mesma.
No sábado (14) à noite, aconteceu a trasladação da imagem original da Igreja Matriz para o posto Sagrado Coração de jesus. No dia 15, a grande romaria iniciou por volta de 07:00h da manhã com celebração iniciada no posto Sagrado Coração de jesus e seguiu pelas ruas da cidade, recebendo muitas homenagens por onde passava. Toda a cidade se preparou para a grande festa, a maioria das casas estavam ornamentadas em cores verde e branco. Através da secretaria de cultura, a prefeitura municipal, ornamentou as principais ruas. A Missa campal foi celebrada pelo Dom Carlos Verzeletti, Bispo da Diocese de Castanhal-PA.

 

Deixe uma resposta