Hemopa está com apenas 40% de estoque de sangue

O estoque de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) está baixíssimo, conforme dados atualizados nesta terça-feira (12). O estoque está em torno de 40%. E para dificultar ainda mais a situação, os tipos AB- e O- são os mais raros no Brasil. Apenas 0,5% e 4,0% da população são portadora desse tipo de sangue, respectivamente.
De acordo com o Hemopa, a situação é critica e precisa da conscientização de toda a população. “Infelizmente muitas pessoas só se mobilizam quando é com alguém da família. Temos também os casos de pessoas que vêm do interior e não têm familiares e amigos em Belém para repor as bolsas de sangue. Os pacientes precisam mobilizar as pessoas conhecidas para doar sangue”, comenta. Independente do tipo de sangue, é importante que a população doe.
Paciente
Lanna Roberta Franco Magalhães está internada na Santa Casa de Misericórdia, em Belém. Nesta terça-feira (12) ela precisou de uma bolsa de sangue e mesmo com o estoque baixíssimo foi atendida. E como forma de ajudar outras pessoas que estão precisando, familiares e amigos se mobilizaram. “Pelo menos 15 pessoas da nossa família está doando sangue, mesmo que minha filha já tenha sido atendida. Estamos ajudando outras pessoas que também estão precisando. Contamos com o apoio de todos para doarem sangue, independente de qual tipo seja”, detalha o pai de Lanna, Cezar Magalhães.
Quer doar? Veja o que é preciso:
– Pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos
– O doador deverá pesar acima de 50 quilos
– Menores de 18 anos podem doar somente com a autorização dos pais ou responsável legal
– Na hora da doação, é necessário portar o documento de identidade original, com foto
– Não precisa estar em jejum
– Homens podem doar a cada dois meses
– Mulheres podem doar a casa três meses
Serviço: A Fundação Hemopa fica na trav. Padre Eutíquio, 2.109, bairro de Batista Campos e a Estação de Coleta Hemopa-Castanheira funciona no térreo do Pórtico Metrópole (BR-316, km 1). Em ambos os locais a coleta de sangue é feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Informações no Alô Hemopa: 0800 280 8118.
(Ana Paula Azevedo/DOL)

Deixe uma resposta