Protesto provoca grande congestionamento na BR-316

Devido ao grande protesto realizado por cerca de 1000 manifestantes próximo ao quilômetro 10 da rodovia BR-316, próximo à Barreira da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Marituba, o trânsito nos dois sentidos da via está totalmente congestionado. Os moradores protestam contra os problemas ambientais e a poluição causada pelo aterro sanitário na cidade.

Veja imagens do protesto BR-316

A intenção dos manifestantes é reivindicar alguma ação por parte dos vereadores da cidade e do Ministério Público. No protesto, eles partiram da Praça Matriz e seguiram pela BR até as proximidades da Alça Viária e retornaram à barreira. De acordo com a PRF, ainda não há uma estimativa de quantos quilômetros estão atingidos pelo engarrafamento.

Imagem: Via WhatsApp

O grave problema, que cada vez mais afeta a população pelo forte odor, não é recente e teve início com a desinstalação do aterro sanitário do Aurá, em Ananindeua.

O despejo de lixo no novo terreno foi a forma que as prefeituras de Belém, Ananindeua e Marituba encontraram para tentar controlar a crise no saneamento básico que assola as cidades. O espaço é administrado pela empresa Revita.

Na última semana, moradores interditaram o acesso ao local para evitar a continuidade de resíduos. Também dias atrás, vereadores tentaram visitar o local para avaliar a amplitude do problema, mas foram impedidos, o que causou confusão e a desconfiança de que o problema pode ser ignorado e o aterro continuar no local.

Nesta quarta-feira (22) também deve ocorrer uma audiência pública vai debater a situação na Câmara Municipal de Marituba. O objetivo dos manifestantes é pressionar mais ainda os vereadores da cidade para tomarem alguma providência sobre o caso.

(DOL)

Comentar

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*